acontece

O Design e a identidade visual da marca
O Design e a identidade visual da marca
08/10/2012

 

Uma marca é composta por muito mais que um logo, uma marca é formada por dezenas de elementos. O todo que compõe uma marca vai muito além do trabalho do designer, mas a atuação do mesmo é essencial para todo o processo de criação e manutenção da marca.

A marca não é apenas um símbolo, a marca é o todo que identifica uma empresa perante seus clientes. Segundo Marty Neumeier (The Brand Gap)

Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa.

Ou seja, a marca é aquilo que as pessoas tem em mente sobre uma empresa, instituição, produto, etc. O design trabalha principalmente no desenvolvimento de estratégias visuais para transmitir a filosofia empresarial, mas a marca vai muito além disso.

A identidade Visual da empresa é o rosto perante os consumidores. Uma boa Identidade Visual é capaz de transmitir de forma clara e rápida a filosofia institucional da empresa, não precisando para isso, no entanto, mostrar o que a empresa desenvolve (a Apple não vende maças mordidas).

Uma marca é composta por diversos pontos de contato, “cada ponto de contato é uma oportunidade para aumentar a consciência de marca e promover a fidelidade do cliente (WHEELER, 2012)”. Blogs, mídias sociais, networking, produtos, sites, publicidade, palestras, funcionários, etc, quanto mais pontos de contato a marca tiver, mais sólida e reconhecida ela será.

Em média, a cada dia somos expostos a 6 mil anúncios (marcas, produtos, instituições, etc), por ano, são 25 mil produtos (DAVIS apud WHEELER), se destacar neste meio, se fazer reconhecido, e acima de tudo, transmitir segurança e envolver o cliente é que qualquer marca de sucesso busca, é aqui que entra o design de Identidade da Marca.

A Identidade da marca é tudo aquilo que identifica a empresa. Não apenas a identidade visual, mas todo o contexto. A imagem abaixo e a frase “Abra a felicidade”, embora não tenham nenhuma relação óbvia entre sí, foram trabalhadas de tal forma, que qualquer pessoa as associa a mesma empresa:

O design atua na diferenciação dos produtos e incorporação de conceitos intangíveis, possibilitando que a marca carregue uma série de mensagens. São estas mensagens que garantem a marca solidez no mercado e segurança perante seus clientes.

Fonte: http://design.blog.br/

http://design.blog.br/geral/o-que-e-design-de-identidade-da-marca

 

 

1
2
Próxima

Oque você procura?